sábado, 27 de junho de 2009

Musicais em alta

Depois que o australiano Baz Luhrmann trouxe os musicais de volta à Hollywood, com "Moulin Rouge", de 2001, a indústria norte-americana não parou mais de produzir novos filmes do gênero, que passou a ser melhor aceito entre o público e voltou a conquistar prêmios importantes (como o Oscar de melhor filme de "Chicago" ou a Palma de Ouro em Cannes de "Dançando no Escuro", de Lars Von Trier).

Uma das fontes mais obviamente utilizadas para a produção de filmes musicais são as peças de maior sucesso na Broadway, como "O Fantasma da Ópera", "Hairspray" ou "Mamma Mia". Casos curiosos comprovam que o gênero voltou para ficar. É o que podemos observar no exemplo de "Os Produtores", que originalmente foi escrito par o cinema (o "Primavera para Hitler", de Mel Brooks) sem muito sucesso, virou musical em Nova Iorque de estrondoso sucesso e voltou às telas com a dupla de atores que estrelava a peça na Broadway, e no de "Billy Elliot", de Stephen Daldry, que nos cinemas passou despercebido do grande público, apesar da excelente qualidade, mas hoje é um musical de reconhecido sucesso de público e crítica.

Nessa onda, chegam às telas de cinema em 2010 dois musicais de forte apelo, por motivos diferentes. "Nine", de Rob Marshall (que dirigiu "Chicago"), é baseado no filme "8 e 1/2", do mestre Frederico Fellini. Com elenco oscarizado que inclui Nicole Kidman, Penélope Cruz (interessante ver duas ex de Mr. Tom Cruise em um mesmo filme), Judi Dench, Marion Cottilard, Daniel Day-Lewis, além da cantora Fergie e da bonitinha Kate Hudson. Conta a história de um diretor de cinema que luta para encontrar harmonia em sua vida profissional pessoal, ao mesmo tempo que precisa lidar com as mulheres de sua vida.

Veja o trailer:



Muitas chances de conseguir indicações ao Oscar, principalmente agora que a Academia resolveu voltar a uma tendência de sua era de ouro, indicando 10 candidatos à categoria principal.

Já "Fama", refilmagem do clássico de 1980, do diretor Alan Parker, promete chamar a atenção da 'geração High School Musical'. O filme vai contar a história de um grupo de adolescentes talentosos que frequentam uma escola especial de artes performáticas, ou seja, sem novidades no front.

Confira o trailer: