sexta-feira, 15 de maio de 2009

Alegoria carnavalesca e sem sal

Entre os mutantes X-Men, Wolverine é o que tem o maior número de fãs e cuja história tinha o maior potencial para um filme-solo. Enigmática, a origem do mutante das garras de adamantium nunca tinha ficado muito clara em nenhum dos três filmes da série, o que despertava a curiosidade dos novos fãs. O inevitável aconteceu e o mutante ganhou seu próprio filme nas mãos do diretor sul-africano Gavin Hood, que, pasmem, dirigiu o ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro “Infância Roubada” e ainda o irregular “O Suspeito”.

“X-Men Origins: Wolverine” (no original), porém, não cumpre nem passa perto da promessa. O filme, como obviamente o título sugere, tenta contar a origem do mais carismático e ranzinza dos X-Men, até o ponto em que começa sua história no primeiro filme dos mutantes. O longa começa com um rápido flashback da infância de pequeno Logan e de seu irmão mais velho e futuro rival Victor Creed, o Dente-de-Sabre. A cena, que funciona como prelúdio da saga, é piegas e de extremo mal gosto, principalmente quando o jovem Logan tem um acesso de raiva. Daí em diante, é ladeira abaixo.

Os irmãos, cuja relação é inicialmente harmoniosa, logo se mostram diferentes um do outro. A personalidade violenta de Victor (interpretado pelo insosso Liev Schreiber) acaba fazendo com que os dois conheçam o ambicioso coronel William Stryker, que está reunindo mutantes para montar um tropa de elite que vai defender interesses do governo norte-americano. Mas essa mesma brutalidade de Victor, incentivada por Stryker, leva Logan (vivido novamente pelo multimídia Hugh Jackman) a abandonar a equipe, o que acabou minando a estrutura do time. Anos depois, os ex-colegas de trabalho são vítimas de um assassino em série, e os irmãos se reencontram na tentativa de eliminar o tal matador.

Cheio de reviravoltas mais que previsíveis, falta cérebro ao filme de Gavin Hood, que não funciona nem como filme de ação. Com exceção do embate final entre Wolverine, Dente-de-Sabre e o mutante híbrido chamado de Arma XI (a X era o próprio Wolverine), as cenas de luta não conseguem criar a adrenalina típica e tão facilmente explorada pelos filmes do gênero. Nem mesmo a aparição de novos mutantes – uma tentativa de fazer deste um X-Men 4 – empolga. Remy LeBeau, o Gambit, coitado, que esperou quase dez anos para aparecer nas telas de cinema, só entra para ser humilhado por Logan. Faltou o dedo de Bryan Singer ou até mesmo de Brett Ratner, que fizeram bons trabalhos na trilogia X-Men. No fim, a instigante e obscura história da origem do mutante que, por um triz, não foi o líder do X-Men (como vemos no filme), apesar de esclarecida, ficou muito aquém do que merece o herói.


FICHA TÉCNICA

Título: "X-Men Origens: Wolverine"
Título original: X-Men Origins: Wolverine
País: EUA
Ano: 2008
Direção: Gavin Hood
Roteiro: David Benioff
Elenco principal: Hugh Jackman, Liev Schreiber, Danny Huston, Taylor Kitsch, Will. i. am., Dominic Monaghan, Ryan Reynolds.
Duração: 111 min.
Gênero: Ação
Sinopse: O longa conta a história do passado violento e romântico de Wolverine (Hugh Jackman), de seu complexo relacionamento com Dentes de Sabre (Liev Schreiber), e do ameaçador programa Arma-X. Wolverine encontra muitos mutantes pelo seu caminho, tanto familiares quanto novos, incluindo aparições surpresas de várias lendas do universo dos X-Men.
Estréia: 30 de abril de 2009

4 comentários:

  1. faltou roteiro, bons personagens, conflitos pessoais instigantes... e outras coisas tb... achéi péssimo. A única parte que vale são os créditos de abertura que mostram sutilmente a diferenciação dos irmãos em meio às batalhas...
    tb escrevi uma coisinha, longe de ter a pretensão de ser uma crítica no meu blog. dá uma olhadinha lá!
    abç

    ResponderExcluir
  2. Ouvi dizer que o filme teve brigas internas e por isso ficou ruim. A Fox também mudou um monte de coisas para que ficasse assistível para as crianças - clientes dos produtos de merchandising do filme (roupas, lancheiras, bonecos, cadernos)-, alterou cenários, substituiu cenas e acrescentaram algumas com o Ryan Reynolds. Não tem nem sangue. A Fox não quer saber de fazer um filme de qualidade ou, pelo menos, agradar os fãs, só interessa a bilheteria. Caso inverso é Homem de Ferro, sucesso de bilheteria, e foi produzido pela Marvel Studios.

    ResponderExcluir
  3. eu também ouvi essa história de brigas na produção. parece que o filme teve dois diretores...

    bem, eu não gostei desde o começo. Acho que o X Men Origins era para homenagear os fãs, mas eles mudaram justamente a história do protagonista.

    Nas revistas e nos desenhos, Wolverine foi um mutante com poder de regenaração, usado em experimentos científicos. Ele só ganha as garras junto com o esqueleto de adamantium.

    Eu fiquei meio decepcionado desde aí... não gostei nada da história. A rivalidade entre ele e o irmão era para ser o fio condutor do filme e não é...

    O Wolverine não tem passado e esse é um dos charmes do personagem. Ele é irritado, mal humorado, age por instinto. Não é politicamente correto. Inventaram uma história sem pé nem cabeça para ele e vai ser um filme esquecido...

    ResponderExcluir
  4. Acho que deixou um vazio ainda maior do que quando estavamos na expectativa do lançamento do filme. Será que um dia, quando a Marvel Studios voltar a ser total detentora dos direitos da franquia X-men na telona, pensarão em fazer um filme fiel às histórias, e que retrate realmente a origem de Logan?

    Pode parecer modinha, mas a onda de "mais sombrio" trazida por batman begins/ dark knight é bem válida para personagens como o Carcajun. Eu, como fã desde a época dos quadrinhos, fiquei fulo da vida desde a primeira sequência quando me aparece aquele molequinho como Logan. Como disse Gabriel, o charme do personagem é exatamente não termos a certeza de sua origem. Talvez valesse mais a pena contar sua história desde um momento mais próximo, nem tão próximo dado à idade de Logan pelo seu poder de regeneração. Faltou um compromisso maior com as guerras pela qual o personagem passa nos quadrinhos, como quando luta ao lado de capitão américa na segunda guerra, ou mesmo pela equipe de mercenários, onde o filme deixou como uma breve passagem, quando deveria ser o foco do mesmo.

    Porém lanço minha previsão à la Mãe Diná: aguardem um remake feito pela prórpia Marvel Studios! Esse sim vai focar a fidelidade e qualidade na história de Wolverine, deixando o lucro das bilheterias e produtos como uma simples e importante consequência, tal qual o feito de Batman - Cavaleiro das Trevas.

    ResponderExcluir