quinta-feira, 19 de março de 2009

Top 10 - Filmes baseados em HQs

Como essa semana não assisti nada que me inspirasse a escrever, resolvi inaugurar uma seção aqui no blog. Uma vez por mês você vai ver aqui uma lista de "10 mais" temática.

Aproveitando que estão em cartaz "Watchmen" e "The Spirit", o que também inspirou a Megazine, do jornal O Globo, a publicar uma matéria essa semana falando sobre as melhores e piores adaptações de quadrinhos para o cinema, resolvi começar com esse tema. Afinal, na natureza nada se cria, tudo se copia...rs

Mas antes da lista, quero deixar claro duas coisas: não sou um "conhecedor" de quadrinhos (acho que, na vida, só li mesmo a Turma da Mônica e alguma coisa dos X-Men) e também não considerei filmes feitos antes de 2000 (principalmente porque não os assisti). Daí justifica-se a ausência de "Superman - O Filme", por exemplo, considerado um dos melhores filmes baseados em quadrinhos por muita gente.

Portanto, para mim, as qualidades cinematográficos foram mais importantes que os méritos de fidelidade à obra original, por não conhecer as obras orginais.

Vamos a eles então:

10. Oldboy (2003)

Oh Dae-su é sequestrado e confinado em um quarto de hotel por 15 anos. Quando sai, só o que deseja é descobrir porque fizeram isso com ele e vingar-se. O filme do sul-coreano Chan-wook Park traz um dos finais mais surpreendentes que eu já assisti no cinema.

9. 300 (2006)

Baseado em quadrinhos de Frank Miller, "300" narra a batalha entre persas e espartanos, na Grécia Antiga. Com um visual arrebatador e muita tecnologia, o filme elevou a linguagem de filmes baseados em HQs a um novo patamar.

8. Homem de Ferro (2008)

Grande parte do sucesso de "Homem de Ferro" se deve ao carisma e talento de seu ator principal: Robert Downey Jr, que está sensacional como o herói. Mas o roteiro, que traz um humor refinado e cenas de ação espetaculares, também ajuda.

7. Anti-herói Americano (2003)

Nada de explosões ou lutas intermináveis. "American Splendor" (no original) é baseado em uma série de quadrinhos alternativos escritos pelo norte-americanos Hervey Pekar. No filme, mesclado com depoimentos reais do próprio, ele é vivido pelo ótimo Paul Giamatti. Com um tom tragicômico, conta a história da vida de Pekar, seu cotidiano, suas angústias e frustrações.

6. Sin City – A Cidade do Pecado (2005)

Mais um filme baseado em quadrinhos de Frank Miller. Dirigido pela dupla Robert Rodriguez e Quantin Tarantino, traz ótimos personagens, incluindo algumas figuras bem bizarras. Mistura de filme noir com "Kill Bill". E, claro, com direito a muito sangue!

5. Batman Begins (2005)

Christopher Nolan revolucionou a franquia do homem-morcego, ao retratar Gotham City de forma sombria e realista, muito diferente da Sapucaí criada por Joel Schumacher nos últimos filmes. Outro destaque foi a escolha do elenco, encabeçado pelo ótimo (e problemático) Christian Bale.

4. X-Men: O Confronto Final (2006)

Pode não ser o melhor filme dos mutantes, mas é o mais empolgante. Novos mutantes, o surgimento da Fênix Negra e a morte de três personagens demonstram uma certa ousadia de Brett Ratner. É o mais fiel à série animada, e por isso foi o que mais gostei.

3. Homem-Aranha 2 (2004)

Sam Raimi conseguiu superar o bom trabalho realizado no primeiro filme do Aranha. Com muito mais ação e humor, "Homem-Aranha 2" parece ser uma das adptações que melhor conseguiram traduzir a linguagem dos HQs para a tela grande.

2. V de Vingança (2005)

Tão violento quanto o seu próprio (anti-)herói é o impacto do filme no espectador. De forte conteúdo político, "V de Vingança" é baseada ne graphic novel de Alan Moore (o mesmo criado de Watchmen). A história se passa em uma Londres futurística, sob um governo totalitário, quando a jovem Evey é salva pelo anarquista e enigmático "V", que promove um levante contra a tirania e a opressão. Produzido pelos irmãos Wachowski (de "Matrix"), o filme discute os artifícios usados na política para a manutenção do poder.

1. Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008)

Como se já não fosse suficiente o feito de "Batman Begins", Nolan nos presenteia com um novo clássico do cinema. Um ator no auge de sua inspiração, uma história carregada de conteúdo político, roteiro recheado de frases marcantes, enfim, "The Dark Knight" não é só o melhor filme baseado em HQ mas é também um dos 10 melhores filmes produzidos nos últimos dez anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário